sexta-feira, 29 de maio de 2009

>

Comissão de Direitos Humanos defende restabelecimento da vigência de lei das cotas raciais nas universidades do Rio de Janeiro

29/05/2009

Em carta aberta dirigida aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados manifestou sua contrariedade em relação à suspensão, na última terça-feira (26), da Lei Estadual n.o 5.346, por meio de liminar concedida ao deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP).


A manifestação, enviada por fax ontem (28) é fruto de proposta surgida em audiência pública sobre diversidade racial no mercado de trabalho bancário, realizada pela CDHM na quarta-feira (27).


A lei foi criada em 2008 e estabelece o sistema de cotas raciais para o ingresso nas universidades estaduais do Rio de Janeiro.


A carta, assinada pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB), presidente da CDHM, chama a atenção para a contradição entre a decisão judicial, que contempla a posição de um parlamentar isoladamente, e a aprovação da lei na Assembleia Legislativa, que obteve a maioria dos votos dos deputados estaduais:


“Quando se pesa a legitimidade, por um lado, da decisão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que, por ampla maioria, criou a Lei, e, de outro lado, a reação de um Deputado derrotado nessa decisão legislativa, que recorreu ao Judiciário, resta evidente onde está a vontade dos que foram constituídos para legislar pelo povo”, diz o documento.


Além disso, o texto critica a opinião que aponta o suposto prejuízo à qualidade do ensino superior, utilizando dados de pesquisas sobre essa temática.


“É falacioso o argumento de que a destinação de cotas prejudique o mérito. Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisa recente apontou que, após o primeiro ano de estudos, 48,9% dos alunos cotistas foram aprovados em todas as disciplinas, enquanto apenas 47% dos alunos não cotistas obtiveram tal desempenho. Já na Universidade de Brasília (UnB), na escala de notas adotada na instituição, que vai de zero a cinco, nas turmas concludentes em 2008, os alunos não cotistas tiveram média geral de 2,3, enquanto os cotistas obtiveram 3,9”, cita a carta da CDHM.


Luiz Couto afirma que a suspensão da lei é um retrocesso e que as ações afirmativas estão se revelando cada vez mais eficazes para reduzir as desigualdades sociais. “Temos certeza que a lei voltará a vigorar em breve. As instituições que adotaram o sistema de cotas e o avaliaram estão mostrando o quanto ele é importante para promover a equidade, sobretudo na questão racial”, afirma o deputado.


O mérito da ação ainda será julgado pelo pleno do Tribunal, em data a ser definida.


A carta está disponível na página da CDHM na Internet: www.camara.gov.br/cdh


Mais informações:


Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação
Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Telefone: (61)3216.6570 / 8105.8747– e-mail: cdh@camara.gov.br
Site: http://www.camara.gov.br/cdh

Continue lendo...

>

Seminário Diversidade Cultural

MinC promove encontro nos dias 3 e 4 de junho em Belo Horizonte


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, promove nos próximos dias 3 e 4 de junho, na cidade de Belo Horizonte, o 1º Seminário Diversidade Cultural -Entendendo a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, no Espaço Cultural Imaculada, localizado na Rua Aimóres, 1600.


Os encontros têm por objetivo explicar ao público os parâmetros e o conteúdo daConvenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promulgada no Brasil pelo Decreto-Lei 6.177, de agosto de 2007. Esse documento pauta as ações das políticas públicas desenvolvidas pelo MinC e, portanto, vem sendo divulgado para que seu conteúdo e seus objetivos sejam apreendidos por toda a sociedade brasileira.


Nos meses de julho, agosto e setembro também serão realizados seminários semelhantes nas regiões Nordeste, Norte e Sul, com a parceria das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura. Será mantido o formato de dois dias de mesas-redondas com informações e discussões sobre os desafios da Convenção, bem como sobre a participação de cada um em sua implementação. Participarão dessas mesas, gestores, pesquisadores ou produtores culturais de cada uma das regiões, que possam contribuir para o debate.


O evento contará com a presença de convidados de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Universidade Americana de Paris e a Rede Internacional para a Diversidade Cultural. Além de organizações nacionais como o Observatório da Diversidade Cultural, a Coalização Brasileira pela Diversidade Cultural e o Ministério das Relações Exteriores. Também participarão representantes das Secretarias do MinC - Audiovisual, Políticas Culturais e Executiva, além da Fundação Nacional de Artes (Funarte).


Outras informações no Blog Diversidade Cultural.


Comunicação SID/MinC


Telefone: (61) 3316-2129


E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br


Site: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/identidade-e-diversidade/


Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Continue lendo...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

>

Prêmio da Igualdade Racial (inscrições prorrogadas)

Informamos que foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil (www.criarbrasil.org.br) e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O objetivo principal do Prêmio é divulgar e premiar iniciativas que auxiliem na redução das desigualdades raciais e desempenhem papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra. O novo prazo para a inscrição de iniciativas é o dia 15 de junho.


Uma das primeiras ações do projeto foi realizar um mapeamento prévio de iniciativas exitosas na promoção da igualdade racial no Brasil: foi quando obtivemos seu contato. Agora estamos nos dedicando a incentivar os projetos mapeados a realizar sua inscrição no Prêmio.



Para participar, além da ficha de inscrição, o candidato deve enviar um portfólio, através de CD ou DVD, contendo material de texto, áudio, fotos ou vídeos que julgar necessário para expressar o perfil da iniciativa. Confira o edital do Prêmio em anexo para saber mais detalhes.



Vão ser escolhidos os cinco projetos mais expressivos na redução das desigualdades raciais. As iniciativas serão escolhidas por um corpo de jurados que representa o movimento negro, indicado pela Seppir: Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério.



Após a divulgação do resultado, o Criar Brasil vai visitar esses projetos para fazer o registro em foto, vídeo e áudio. O material servirá como base para a produção de programas radiofônicos, que serão distribuídos para 400 rádios comunitárias e educativas e disponibilizados pela internet.



Além disso, os registros vão endossar uma publicação impressa, que tem como objetivo documentar e dar visibilidade às iniciativas que buscam a igualdade racial em todo o país. Os cinco escolhidos receberão ainda um prêmio em dinheiro, que varia entre dois e três mil reais.


Os projetos vencedores vão ser premiados num evento gratuito a ser realizado no Rio de Janeiro, ocasião onde serão lançados os programas jornalísticos e a publicação impressa.


Estamos esperando sua inscrição no Prêmio da Igualdade Racial. Caso deseje obter mais detalhes, não hesite em nos contatar através desse e-mail premio@criarbrasil.org.br ou pelo telefone 21 25085204.



Atenciosamente,


Equipe Prêmio da Igualdade Racial

Continue lendo...

terça-feira, 26 de maio de 2009

>

Pontos de Cultura são publicados no DO

Foi publicado no Diário Oficial do último dia 22 de maio, a relação dos 150 Pontos de Cultura aprovados em Edital. Entre os diversos projetos contemplados estão a preservação da tradição do Boi Pintadinho em Miracema, no Noroeste do estado, o estímulo à orquestra de Cordas da Grota, em Niterói, o apoio ao Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop, em Macaé, um Quilombo de Quissamã, a Folia de reis de Macuco, entre outros.


Segundo a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, dos "715 projetos inscritos no edital, um recorde no país, 51% vieram do interior do Estado, da Baixada e do Leste Fluminense, enquanto 49% partiram da capital. Isso mostra a inversão de uma tendência histórica e configura um redesenho do perfil cultural do estado."
Você poderá consultar a relação completa dos projetos contemplados através do sítio dos Pontos de Cultura, ou no Diário Oficial do dia 22 de maio, páginas 49 e 50.


Fonte do vídeo: Orquestra de Cordas da Grota


Com informações da SEC-RJ

Continue lendo...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

>

Projeto das OS para a Cultura será submetido ao plenário em junho

22/05/2009 - 10h59

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), garantiu, nesta quinta-feira (21/05), que o projeto de lei 1.975/09, de autoria do Poder Executivo, que propõe novo modelo de gestão em que Organizações Sociais (OS) poderão administrar equipamentos culturais fluminenses, será votado na primeira semana de junho. "Este texto, que chegou à Casa no início de fevereiro, terá praticamente 120 dias para ser discutido, o que mostra a preocupação do Parlamento com o aperfeiçoamento desta questão tão importante para a população. Praticamente todas as leis chegam aqui com imperfeições, vícios de inconstitucionalidade, e cabe a nós melhorar cada uma delas. Isso faz parte do processo democrático", discursou Picciani, durante encontro, na sala da presidência, com a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, personalidades do teatro, da música e do cinema, intelectuais e deputados.

Rattes trouxe para a reunião um dossiê contendo informações sobre as discussões realizadas na secretaria, além de artigos e entrevistas de pessoas que se mostraram favoráveis ao projeto e um abaixo-assinado com 700 nomes de personalidades que também apoiam a ideia. "O que pretendemos é modernizar e tornar mais eficientes os aparelhos culturais do estado. Entendo que a Alerj queira discutir melhor o assunto e espero que, no final, possamos entregar para a sociedade um projeto melhor do que o que fomos capazes de construir", afirmou a secretária. Uma das mais respeitadas coreógrafas do País e ex-presidente do Theatro Municipal, Dalal Achcar admitiu entender a preocupação dos funcionários do teatro no que se refere à manutenção de seus empregos, mas comentou que, para ela, o projeto das OS fará com que a "qualidade e a excelência dos trabalhos" mantenham-se, independentemente do governo eleito. "Será uma garantia", disse ela.

A diretora de teatro e cinema e atriz Bia Lessa comentou que o estado "está vivendo um momento raro de unir sociedade e governo para que as coisas aconteçam". Diretora do Circo Voador, Maria Juçá reforçou o fato de as discussões terem sido feitas "abertamente pela secretária Rattes". "A iniciativa privada também é parte da sociedade, de quem gosta do País, fala a mesma língua, e pode facilitar e somar em prol da cultura", acredita Juçá. Membro do Conselho Estadual de Cultura, o pesquisador e ator Haroldo Costa disse que participou de várias reuniões de debate do projeto. "Não percamos essa oportunidade de aprovar uma lei que vai democratizar, popularizar a cultura", conclamou. A atriz Fernanda Montenegro enviou à Alerj uma carta de apoio: "(...) como artista do Rio de Janeiro, peço aos parlamentares da Alerj que aprovem o projeto de lei, para o bem da cultura fluminense". Também participaram da reunião como nomes que estão a favor do projeto o sambista Martinho da Vila e a presidente do Theatro Municipal, Carla Camuratti, dentre outros.

Depois que os representantes da cultura expuseram suas posições, o presidente Picciani passou a palavra aos deputados presentes. O primeiro a falar foi o deputado Mário Marques (PSDB), que cobrou do governo mais investimentos para levar os espetáculos para o interior. Presidente da Comissão de Cultura da Casa, o deputado Alessandro Molon (PT) disse que também possui um dossiê contendo críticas ao projeto. "Comprometo-me a enviar para cada um dos senhores a cópia deste dossiê, pois gostaria que vocês tivessem participado das audiências que fizemos aqui para tratar do assunto", garantiu o petista, acrescentando que irá realizar na próxima quinta-feira (28/05), às 13h, no Palácio Tiradentes, novo encontro que contará com a presença da secretária Rattes. O deputado Luiz Paulo (PSDB) entregou ao presidente da Alerj um abaixo-assinado com 6.953 assinaturas contrárias ao projeto. "Minha questão não é ideológica, mas sobre o desenho institucional dado ao texto. Não tenho nada contra OS, Oscip, mas elas não têm que ser gestoras de nada que seja essencial no serviço público", explicou o tucano, seguido pelo deputado Marcelo Freixo (PSol), que reiterou: "As OS foram criadas em um texto do (então ministro) Bresser Pereira de 1995, onde ele diz que elas só deveriam existir para setores que não são estratégicos para o governo. Para mim, a cultura é estratégica".

Único deputado da atual legislatura a ter participado da elaboração da Constituição de 88, Paulo Ramos (PDT) disse acreditar que, apesar de terem posições contrárias, os participantes da reunião almejam um mesmo objetivo. "A intenção até pode ser boa, mas só tem responsabilidade pública o ente público. Este projeto é a privatização da cultura", reforçou. Os deputados Gilberto Palmares (PT) e Pedro Fernandes (DEM) comentaram que o texto precisa ser redigido com mais clareza. "Defendo a colocação do projeto em pauta, com os aperfeiçoamentos que serão feitos pelos deputados que aqui falaram", sublinhou o democrata. Líder do Governo, o deputado Paulo Melo (PMDB) afirmou que a "filosofia do governo é melhorar a cultura". "Isso não quer dizer que os deputados contrários estão errados em suas convicções. Ganha quem tiver os melhores argumentos e a capacidade de convencimento. A lei é um arcabouço e somos nós que a construímos. Esse é o papel do Parlamento", enfatizou o peemedebista, acrescentando ter a certeza de que emendas que serão apresentadas na votação poderão melhorar o texto final do documento.

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura

Continue lendo...

sábado, 16 de maio de 2009

>

Prêmio da Igualdade Racial


Divulgar e premiar iniciativas que auxiliem na redução das desigualdades raciais e desempenhem papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra

Esse é o objetivo do Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil, ONG que tem como uma de suas missões democratizar a informação, e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir. As inscrições podem ser feitas no período de 27 de abril a 27 de maio.

A idéia é descobrir iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania. Vão ser escolhidos os cinco projetos mais expressivos na redução das desigualdades raciais. “Premiar estas iniciativas é fundamental para estimular a sua continuidade e plantar outras sementes, promovendo sua replicabilidade pelo Brasil afora”, afirma João Paulo Malerba, coordenador do Prêmio da Igualdade Racial.

Para participar, além da ficha de inscrição, o candidato deve enviar um portfólio, através de CD ou DVD, contendo material de texto, áudio, fotos ou vídeos que julgar necessário para expressar o perfil da iniciativa. Além desse material, os concorrentes podem apresentar depoimentos, matérias em jornais, cartazes, convites ou outras formas de registro, que julguem importantes para a avaliação do mesmo.

O resultado da seleção sai no dia 27 de julho. As iniciativas serão escolhidas por um corpo de jurados que representa o movimento negro, indicado pela Seppir: Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério.

Após a divulgação do resultado, o Criar Brasil vai visitar esses projetos para fazer o registro em foto, vídeo e áudio. O material servirá como base para a produção de programas radiofônicos, que serão distribuídos para 400 rádios comunitárias e educativas e disponibilizados pela internet. Além disso, os registros vão endossar uma publicação impressa, que tem como objetivo documentar e dar visibilidade às iniciativas que buscam a igualdade racial em todo o país. Os cinco escolhidos receberão ainda um prêmio em dinheiro, que varia entre dois e três mil reais.

Serviço:

Prêmio da Igualdade Racial

Data: de 27 de abril a 27 de maio

Inscrição: Preencher a ficha com os dados do projeto e material em CD ou DVD que mostre a iniciativa.

Local de entrega: Criar Brasil – Teotônio Regadas, 26 sala 403 – Lapa - Rio de Janeiro – RJ CEP: 20021-360.

Edital e demais informações sobre o prêmio: www.criarbrasil.org.br ou pelo email premio@criarbrasil.org.br.

Continue lendo...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

>

35 anos lutando contra o racismo

O grupo Ilê Ayê surgiu há 35 anos para combater o racismo no carnaval de Salvador. Hoje ele está muito além, fazendo um importante trabalho social na cidade.



Fonte: Globo Vídeos

Continue lendo...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

>

Heróis de Todo Mundo é destaque nesta quinta feira

Como parte das programações alusivas aos 121 anos da Abolição da Escravatura e como momento de reflexão sobre o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, a Associação Cultural Rio Brasil Arte Capoeira, exibirá, nesta quinta-feira, 14 de maio, às 19 horas para os (as) alunos (as) que participam das Oficinas de Capoeira na Escola Municipal Professora Áurea da Costa Ayres, em Magé e para a comunidade do entorno o filme HERÓIS DE TODO MUNDO. São "30 documentários apresentando aspectos da biografia de cidadãos e cidadãs brasileiras afrodescendentes, atuantes na nossa História nos campos da cultura, da ciência e da vida política. A trajetória desses heróis é apresentada por outros ilustres negros brasileiros, que reproduzem suas falas e, no final, dizem seu nome e área de atuação, qualificando-se, orgulhosamente, como "cidadão (cidadã) negro (a) brasileiro (a)".¹

Desde a aprovação da Lei 10.639/2003, nossa Associação tem levado para as escolas onde atuamos a discussão sobre as relações étnicas raciais. Uma das formas que encontramos para travar discussões com a comunidade escolar foi à exibição de filmes temáticos e logo após esta exibição realizamos debates.

O que tentamos, através deste trabalho, é criar uma identidade racial e diminuir as formas dissimuladas de racismo que ainda encontramos na comunidade. Como este debate muito pouco ou quase nada tem sido travado aqui na região, tentamos transformar o nosso trabalho num centro de referência para estas discussões. Isto tem dado bom resultado.

Aproveitaremos nesta ocasião para falarmos um pouco sobre Lima Barreto, escritor pré-modernista nascido no dia 13 de maio de 1881 e falecido no dia 01 de novembro de 1922. "Lima Barreto foi o crítico mais agudo da época da República velha no Brasil, rompendo com o nacionalismo ufanista e pondo a nu a roupagem da República, que manteve os privilégios de famílias aristrocátricas e dos militares. Em sua obra, de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados. Foi severamente criticado pelos seus contemporâneos parnasianos por seu estilo despojado, fluente e coloquial, que acabou influenciando os escritores modernistas. Também queria que a sua literatura fosse militante. Escrever tinha finalidade de criticar o mundo circundante para despertar alternativas renovadores dos costumes e de práticas que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos. Para ele, o escritor tinha uma função social".²

Este mês é para nós especial: nasceram o geógrafo Milton Santos (03/05); Lima Barreto, já citado, e Malcolm X (19/05). Lima Barreto e Milton Santos, inclusive, estão neste documentário.


Serviço:


Filme: Heróis de Todo Mundo


Data: 14 de Maio de 2009


Local: Escola Municipal Professora Áurea da Costa Ayres


Rua Dois, nº 173 – Vila Esperança – Magé – RJ


Horário: 19 horas


Informações: 21 8135-9232



Fonte: ¹ Saberes e fazeres, v. 2: modos de sentir/coordenação do projeto Ana Paula Brandão - Rio de Janeiro - Fundação Roberto Marinho, 2006


² Wikipédia - a enciclopédia livre


Para saber mais: A Cor da Cultura

Continue lendo...

terça-feira, 12 de maio de 2009

>

Inscrições Abertas: Programa de Intercâmbio Cultural e Político: UMOJA Brasil- África‏

CONVOCATÓRIA

A Organização Política UJIMA – Trabalho Coletivo e Responsabilidade e seus parceiros, convidam para inscrição no Programa de Intercâmbio Cultural e Político: UMOJA Brasil- África, que será realizado entre os dias 12 e 19 de Junho de 2009, em Tarrafal- Cabo Verde, durante a Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento.

O objetivo do Programa é realizar um espaço de interação entre lideranças jovens negras brasileiras, oriundas de processos nacionais de articulação política juvenil, com lideranças jovens dos países africanos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, presentes na atividade. As inscrições se encerram dia 15 de maio de 2009 (Sábado).

Para mais informações, em anexo se encontram a Convocatória e a Ficha de Inscrição.

UJIMA – Trabalho Coletivo e Responsabilidade
Instituto.ujima@gmail.com
Fonte: Rede 3Setor em nome de Thais Zimbwe (tzimbwe@yahoo.com.br)

Obs: Os anexos não forem enviados. Faça contato pelo e-mail acima.

Continue lendo...

>

ONU lança a edição 2009 do Prêmio Escola

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio Escola, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), o Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA), o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Prêmio Escola 2009 é um concurso nacional, que consiste na seleção de histórias em quadrinhos criadas por estudantes das modalidades de ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos. As histórias devem abordar os temas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, com destaque para a prevenção das DST e aids, gravidez juvenil e uso de drogas.

Projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, com apoio das Agências das Nações Unidas – UNESCO, UNFPA e UNICEF, que prioriza o estímulo à participação juvenil e o fortalecimento das ações de prevenção no espaço escolar.

Para participar, as escolas devem preencher a ficha de inscrição, colá-la no verso da história em quadrinhos e enviar a obra para o escritório da UNESCO em Brasília até o dia 31 de agosto de 2009 (endereço: SAS Qd. 05 Bl. H lt. 06 Ed. CNPq/IBICT/UNESCO 9º andar CEP: 70.070-914 Brasília – DF).


Mais informações

Fonte: ONU Brasil

Continue lendo...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

>

Ypiranga de Pastinha comemora 11 anos lutando pela cidadania

No dia 09 de maio de 2009, sábado, o Centro Ypiranga de Pastinha irá comemorar 11 anos gingando na luta pela cidadania e a vida. E para celebrar mais um ano dessa longa batalha, iremos realizar uma comemoração com roda de capoeira angola, apresentação de maculelê e samba de roda na Febarj. O endereço é Rua da Lapa, 37 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
A programação começará às 13h.

Venha gingar e comemorar você também, camará!


Enviado por Leandro Silva <leandrobicicleta@hotmail.com>

Continue lendo...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

>

Festival de Capoeira agita o SESC neste final de semana

A Federação Fluminense de Capoeira realizará no dia 09 de maio, no SESC Niterói, o Festival Estadual Fluminense de Capoeira Infantil.
O festival tem como objetivo: "resgatar a nossa cultura e mostrar para a nova geração de capoeiristas que devemos nos unir para que as crianças e adolescentes possam acreditar no genuíno saber produzido pela amalgamação étnica afro-brasileira."

Haverá, ainda, aplicação de flúor nas crianças, brinquedos infantis diversos, karaokê, orientação nutricional, orientação profissional de saúde sobre DST/AIDS, estacionamento para os transportes das delegações de outros municípios e muitas outras atividades culturais, de lazer e de entretenimento.
Estão previstas as seguintes oficinas:
- História da capoeira
- Confecção de instrumentos com material reciclável
- Aulão de capoeira
e mais;
- Rodas de capoeira infantil
- Apresentação dos profissionais de capoeira
- Recreação
- Lançamento do CD de Capoeira do Mestre Nacional (Adalberto de Souza Alvarenga)
Depois da polêmica causada pela utilização indevida da imagem do Instituto Gingas no panfleto de divulgação do evento, foi feita a devida mudança e agora o panfleto está com uma ilustração do símbolo da entidade pertencente ao presidente da Federação Fluminense.
Segundo os organizadores, diversos Mestres já confirmaram presença. A entrada é franca.

O Festival tem o apoio das seguintes instituições:
Sesc Rio, Prefeitura de Niterói, Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR)

Serviço: Festival Estadual Fluminense de Capoeira Infantil
Local: SESC Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro
Horário: 09h às 17h
Fonte: Capoeira-CBC

Continue lendo...

sábado, 2 de maio de 2009

>

Cultura perde neste sábado Augusto Boal

Morreu na madrugada deste sábado, no Rio de Janeiro, o diretor teatral, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal. Boal tinha 78 anos e sofria de leucemia. Em 2009 foi nomeado pela UNESCO embaixador mundial do teatro. Ele foi fundador do Teatro do Oprimido.

Formado em química, estudou dramaturgia em Columbia, Nova York. Seu corpo será cremado neste domingo (3), no Cemitério do Caju.

Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. O Teatro do Oprimido, criado por ele, lhe trouxe muita notoriedade. Sua proposta era transformar o espectador em um elemento ativo do espetáculo.

 

Fonte do Vídeo: Globo.com

Continue lendo...

Amigos no diHitt

Amigos do BlogBlogs

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo Acesse Portal Capoeira do Rio

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO