domingo, 23 de agosto de 2009

>

Capoeira sai vitoriosa de Encontro Nacional

Jairo Junior (SP), Zulu Araújo (Presidente da Fundação Cultural Palmares) e Mestre Paulão (RJ)
A delegação do Rio de Janeiro que participou do Encontro Nacional dos Mestres de Capoeira realizado em Brasília entre os dias 19 e 21 de agosto, como parte das comemorações dos 21 anos da Fundação Cultural Palmares, após grande debate, conseguiu aprovar diversas de suas propostas com vistas a regulamentação da Profissão de Mestre de Capoeira.
Mesa dos Mestres de Capoeira e chegada dos Mestres ao aeroporto de Brasília/DF
O encontro, que contou com a participação de Mestres de Capoeira de 23 estados brasileiros, teve a seguinte programação:
Mestre Tonho Matéria (Ba), Zulu Araújo (DF) e Mestre Gavião (RS)
Mesa de Abertura com o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo; Marcia Sant'Anna, representante do IPHAN; representante do Ministério das Relações Exteriores, entre outros.
Na mesa seguinte foi discutido a Capoeira como Patrimônio Cultural: reconhecimento nacional e internacional e teve como palestrantes Márcia Sant'Anna diretora do Patrimônio Imaterial do IPHAN, que discorreu sobre a salvaguarda da capoeira e sobre a proposta de encaminhar para UNESCO pedido de tombamento da Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade e que falou, ainda, sobre o cadastramento prévio que tem sido feito pelo IPHAN com os Mestres de Capoeira e a realização, em 2010, de encontros nas principais regiões do país, sobre e para o cadastramento dos Mestres de Capoeira e para saber de que formas a roda de capoeira e o ofício do Mestres pode ser preservado; já Carlos Kessel, representando o Ministério das relações Exteriores, falou sobre o apoio que o Itamarati tem dado aos Mestres e demais profissionais de Capoeira que atuam no exterior, propondo, inclusive, ações conjuntas com estes profissionais e as embaixadas brasileiras nos mais de 100 países pelo mundo.; Mestre Luiz Renato Vieira, nesta mesa, falou sobre politicas públicas para a Capoeira, fazendo uma apresentação histórica do envolvimento da Capoeira com os poderes públicos. Está mesa foi coordenado pelo Professor Mestre e Coordenador do NEAFRO - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade católica de Brasília, Carlos Alberto de Paula.
Na terceira mesa, a palavra deos Mestres é que se fez ouvir. Composta a mesa com representantes de todos os 23 estados presentes, deu-se inicio aos trabalhos presididos pelo Mestre Curió. Entre os diversos assuntos tratados pelos Mestres, os mais importantes foram a aprovação do apoio ao PLC (Projeto de Lei da Câmara) 031/2009 que trata da profissionalização e regulamentação da Profissão de Mestres de Capoeira, inclusive apresentando um substitutivo ao Senado; a criação da Rede Nacional da Capoeira (http://redenacionaldacapoeira.ning.com/); da mobilização dos capoeiristas em torno da lei 10.639/2003; o cadastramento urgente dos Mestres antigos que se encontram em situação precárias para que nós possamos buscar, o mais rápido possível, meios de ajudá-los, dando-lhes condições de vida compatíveis com suas contribuições ao desenvolvimento da nossa Capoeira, estre outros.

Foi proposto, ainda, que em todos os estados brasileiros abrissem discussões sobre a regulamentação da profissão e que estas fossem postadas na Rede Nacional da Capoeira.
A nossa luta está apenas começando, mais contamos com você capoeirista, você simpatizante, pesquisador, acadêmico, gestor público, para entrar nesta luta conosco.

Continue lendo...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

>

Gripe suína derruba a Capoeira

Imagem de micorscópio eletrônico do vírus da gripe A (H1N1).


A Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro teve que cancelar, por tempo indeterminado, o Festival Cultural de Capoeira que seria realizado no próximo dia 23 de agosto, nas dependências do SESC Ramos, conforme haviamos divulgado aqui.

Segundo a Federação, seguindo o que tem sido divulgado amplamente pela imprensa relativo as orientações das autoridades por causa da proliferação da gripe suína no Estado do Rio de Janeiro, com diversos casos já confirmados, inclusive de óbitos, achou-se melhor pelo cancelamento do festival para preservar a saúde dos capoeiristas, de seus familiares e das pessoas que estariam assistindo a este evento. vejam abaixo algumas informações importantes sobre a GRIPE SUÍNA.

GRIPE SUÍNA:

A gripe suína, segundo a Wikipédia, "refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas virus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endêmicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3. Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndorme gripal em geral, nomedamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral e, em alguns casos, náusea, vomito e diarréia. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de vírus encontra-se sob investigação".

Se você mora no Estado do Rio de Janeiro e quer saber mais sobre quais cuidados tomar em relação à gripe suína, entre no site do RIO CONTRA A GRIPE A ou ligue para os telefones abaixo para obter informações.


Você também pode saber informações sobre GRIPE A através do Twitter acessando http://twitter.com/riocontragripea.

Você que é Mestre, Contramestre e Professor de Capoeira, oriente seus alunos (as) sobre os cuidados que devem ter relativos a esta gripe que está acabando com vidas preciosas em nosso país. Todo o cuidado é pouco e o (a) capoeirista também gosta.

Fiquem com Deus.

@mestrepaulao

Com informações e imagens da Wikipédia e da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.




Continue lendo...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

>

RJ será palco de Festival de Capoeira

A Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro - FCDRJ estará realizando no dia 23 de agosto de 2009, nas dependências do SESC Ramos o seu Festival Cultural de Capoeira. A FCDRJ, que já tive a honra de presidir, atualmente está sob a direção de Robertinho, militante sempre presente na luta pela melhoria de nossa Capoeira e, segundo ele, este festival pretende agregar o maior número possível de Associações/Grupos de Capoeira no Estado do Rio de Janeiro.

Se você tem seu trabalho e quer um espaço para divulgá-lo, não pode perder esta oportunidade. Inscreva-se agora mesmo. Entre em contato com a federação através do e-mail fcdrj@fcdrj.com.br ou acesse o site www.fcdrj.com.br e veja maiores detalhes do evento, ou, se preferir, acesse este linque e saiba como chegar ao SESC ou veja no mapa abaixo.


Exibir mapa ampliado


Festivais de Capoeira no SESC já acontecem a muito tempo. Nós mesmos promovemos durante muitos anos diversos festivais e encontros de Capoeira no SESC Niterói, como os festivais Intermunicipais de Capoeira, a Taça de Capoeira Cidade de Niterói, Copa de Capoeira do Dia do Trabalhador, entre outros. No SESC Ramos não foi diferente. Mestre Martins, pioneiro com aulas de Capoeira naquela unidade, sempre promoveu ali grandes eventos. Portanto, não tenho dúvidas, este festival será um sucesso.

Até a próxima.

@mestrepaulao

Continue lendo...

Amigos no diHitt

Amigos do BlogBlogs

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo Acesse Portal Capoeira do Rio

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO