sexta-feira, 5 de junho de 2009

>

Prefeitura discute inclusão da Capoeira nas Escolas

Estela, Majô e capoeiristas se reúnem para discutir a inclusão da modalidade nas escolas públicas de Bauru - SP

A vice-prefeita, Estela Almagro e a Secretária de Educação, Majô Jandreice, se reuniram nesta quarta-feira, 03/06, com um grupo de mestres de capoeira, liderado pelo professor Alberto Carvalho, da Casa da Capoeira, quando foi apresentado um projeto que prevê a inclusão da capoeira nas escolas e em outros espaços públicos da municipalidade. Também participaram do encontro o assessor de gabinete, Marcelo Araújo e o vereador Roque Ferreira.


No caso específico da Educação, a proposta é incluir o ensino da capoeira no currículo das escolas públicas municipais, a exemplo do que acontece há mais de 10 anos em algumas escolas particulares da cidade. Orlando Joaquim de Oliveira, conhecido como mestre Baianinho, sugere que o Poder Público encampe a idéia de disseminar a prática da Capoeira através da implantação de escolinhas em centros comunitários e outros espaços públicos frequentados pela população dos bairros da periferia, onde esta modalidade pode desempenhar um papel importante no lazer, educação e formação cidadã.


A vice-prefeita Estela Almagro lembrou que a proposta de se implantar escolinhas de capoeira na Rede Pública de Ensino pode ser viabilizada através da Lei 10.639, de 2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura da África nas escolas, assunto que foi debatido recentemente, na Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. “O projeto de vocês é interessante, está bem detalhado e fundamentado, tecnicamente. Vou discuti-lo com o prefeito Rodrigo”, disse Estela.


Já a Secretária de Educação, Majô Jandreice, disse que o projeto dos capoeiristas vem ao encontro de alguns programas que estão sendo discutidos no âmbito da sua pasta, como por exemplo o “Mais Educação”, o “Mais Cultura” e “Mais Esportes”, onde a Educação faz uma interface com as outras duas secretarias, na chamada transversalidade, proposta pelo prefeito Rodrigo Agostinho. Majô disse que vai se reunir com a sua equipe pedagógica, com o prefeito e a vice, para ver a possibilidade de se introduzir o ensino da capoeira, nos chamados contra-turnos, como acontece com o karatê e o basquete, em algumas escolas. “Podemos implantar oficinas de capoeira, por exemplo, mas a idéia tem que ser amadurecida”, disse ela. Ficou decidido que um novo encontro será agendado, entre a Secretária de Educação, a vice-prefeita e as lideranças de Capoeira em Bauru, para discutir o assunto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Bauru


Nós aqui do Portal Capoeira do Rio esperamos que o Rio de Janeiro siga este exemplo e os capoeiristas de nosso estado também.

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

Amigos do BlogBlogs

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo Acesse Portal Capoeira do Rio

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO