quinta-feira, 2 de abril de 2009

>

Promoção da Igualdade Racial ganha força na Baixada Fluminense

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, participou de uma série de atividades em municípios da Baixada Fluminense na última sexta-feira (27/03). O primeiro compromisso foi na Câmara Municipal de Belford Roxo (RJ), onde fez a abertura de um seminário sobre a superação do racismo e das desigualdades raciais, promovido em parceria entre a organização de mulheres negras Guerreiras de Candaces e a recém-criada Secretaria Municipal de Integração Social e Igualdade Racial.
O ministro apresentou um panorama sobre as ações voltadas à superação das desigualdades raciais no país e estimulou as lideranças negras presentes a participarem da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR), que será realizada entre os dias 25 e 28 de julho em Brasília.
Qualificação – Na sequência o ministro teve uma reunião com o prefeito de Duque de Caxias (RJ), José Camilo Zito, que apresentou uma proposta de participação do município no programa de qualificação para jovens Planseq Afrodescendente, criado através da parceria entre o SEPPIR e o Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro vai analisar a proposta em conjunto com técnicos de ambos os ministérios.
Anemia Falciforme – Já em Nova Iguaçu (RJ) a data foi marcada pelo lançamento de um Centro de Referência na Atenção aos Portadores da Doença Falciforme, no Hospital Geral do Município. O Rio de Janeiro é o segundo estado do país com a maior taxa da doença, uma patologia hereditária que pode levar à morte, com alto índice de incidência sobre a população negra. Em Nova Iguaçu, município com 55% de população negra, a taxa é de um caso para cada 1.020 pessoas.
A previsão é tratar, inicialmente, 200 pessoas com anemia falciforme, além de ampliar na rede municipal o teste do pezinho para detecção precoce da doença. A anemia falciforme não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a diminuir as crises e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
"A saúde exige capilaridade. Os municípios precisam ampliar a prevenção para identificar a doença, principalmente, nos recém-nascidos, nas crianças. O combate só será eficaz à medida que os municípios priorizarem a questão", afirmou o ministro Edson Santos, que após uma rápida visita ao Centro de Referência participou, ao lado do prefeito Lindberg Farias, da posse do coordenador da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Nova Iguaçu, Paulo Santana.

Fonte: SEPPIR

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

Amigos do BlogBlogs

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo Acesse Portal Capoeira do Rio

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO