sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

>

Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Capoeira promove seminário em Alagoas

NADEC- NÚCLEO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA- ALAGOAS

Ao longo dos anos, a capoeira tem se mostrado uma grande aliada da escola no tocante ao possibilitar a interação social entre os educandos, mas, mesmo assim ela ainda não conseguiu entrar de fato na escola como parte dela. A partir de 1960, no Brasil, a capoeira vem sendo apresentada no contexto educacional, do ensino fundamental às universidades.

A partir de 1996 com a lei 9394/96 LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, com a inclusão dos temas transversais, a capoeira consegue adentrar em alguns espaços escolares simplesmente como atividade extra-classe. O que podemos considerar um grande avanço dentro de uma sociedade preconceituosa e discriminatória com as culturas periféricas. A capoeira entra como atividade prática, rompendo barreiras de forma significativa. Mesmo assim, é nas universidades, onde ela encontra um ambiente fértil para se disseminar e têm sido bastante utilizada como objeto de pesquisa pelas mais diversas áreas do conhecimento. Ademais, já se encontra presente, na condição de componente curricular, em várias universidades brasileiras, com profissionais de várias áreas praticando-a e pesquisando sobre sua origem, importancia e valências.

Outro ponto importante nesse caminho da capoeira para a escola foi a sanção da Lei Federal 10.639/2003 que altera a lei 9394/1996, e dispõe sobre ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do país, e da Lei Estadual 6.814/2007 que trata do mesmo tema a nível do Estado de Alagoas.

Dentro desse contexto, o NADEC- NÚCLEO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA EM ALAGOAS promove no dia 07/03/2009, o PRIMEIRO SEMINÁRIO ALAGOANO DE CAPOEIRA, que tem o objetivo de preparar e qualificar cada vez mais os professores e mestres de capoeira para que os mesmos possam desenvolver suas atividades capoeiristicas nas escolas dentro da proposta pedagógica que cada escola desenvolva. Bem como despertar os capoeiristas para a importância da formação continuada para o bom desempenho profissional.

Neste seminário que terá como tema principal o planejamento de aula, por entendermos que, pedagogicamente, é a partir do planejamento, que podemos ter uma aula de qualidade, com a capoeira não seria diferente. Até mesmo que o planejamento tenha que ser feito para a parte física e para a parte técnica da aula que são os movimentos e seqüências de movimentos.

PRIMEIRO SEMINÁRIO ALAGOANO DE CAPOEIRA

PROGRAMAÇÃO

TEMA CENTRAL:

“A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA UMA AULA COM BONS RESULTADOS”

Professora: MARIA BETÂNIA DE OLIVEIRA (PEDAGOGA)

Professora das redes municipal e estadual de educação, ex-coordenadora do projeto Saber (Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Estadual de Educação, diretora de escola municipal de Maceió.

SUB-TEMA 1:

“O PLANEJAMENTO E A PRÁTICA NAS AULAS DE CAPOEIRA”

CLAUDIO SEVERO (Mestre Claudio dos Palmares), Mestre de capoeira titular do GRUPO QUILOMBO PÔR DO SOL DOS PALMARES, Professor de Educação Física, Massoterapeuta e membro do Conselho de Mestres do Estado de Alagoas

 

SUB-TEMA 2: “JOGOS RECREATIVOS COMO INSTRUMENTO DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO PARA AULA DE CAPOEIRA”

Professora: KÁTIA MARIA DO NASCIMENTO BARROS, Professora de educação física da rede estadual de educação.

LOCAL: ESCOLA PROFESSOR JAYME DE ALTAVILA

AVENIDA PRINCIPAL DA SANTA LÚCIA, PRÓXIMO AO POSTO DE GASOLINA

Maiores informações:

Contatos: nadec_al@hotmail.com

Professor Carlos: (82) 8844-4838; krlos_kpoeira@hotmail.com

Monitor Carlinhos: (82) 8824-6859; carlocepec@yahoo.com.br

Contra mestre Leto: (82) 9381-7765 letopombo@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

Amigos do BlogBlogs

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo Acesse Portal Capoeira do Rio

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO